Acesso exclusivo do aluno

Destaques

 

Consulta Terapêutica de Ayurveda (Avaliação Ayurvédica)

Consulta Terapêutica de Ayurveda

(Avaliação Ayurvédica)

 
com os profissionais: Profª Sabrina Alves, Prof. Bruno Carmo (Bhadrinath Das),
Prof. Gilberto Bassetto Jr. (Kamalanath Das) e o Prof. Erick G. Schulz.
(Consulta sendo realizada somente Online)
 

Como todos já sabem com tudo que está acontecendo no mundo o Instituto Naradeva Shala está trabalhando com horário reduzido para algumas atividades, porem acreditamos que, neste momento, se faz ainda mais importante cuidarmos de nossa saúde, tendo um suporte sobre as rotinas de autocuidado, e para o momento que estamos passando.

E com isso todas as consultas de Āyurveda do Instituto Naradeva Shala estão sendo realizadas online neste momento. Por mais que saibamos que algumas abordagens de diagnóstico ficam limitadas em tal formato, o Āyurveda é uma área de conhecimento muito ampla, que conta com diversas formas possíveis de elaboração de uma avaliação diagnóstica adequada, e assim, favorecemos o que chamamos de “Prashna Pariksha” (o diagnóstico através da entrevista, da conversa) nesse momento de trabalho a distância.

O āyurveda tem várias metodologias de diagnostico, e o toque é uma delas, porém, não sendo a única. Através de outras ferramentas, como a escuta ativa, é possível realizarmos um diagnóstico para montar um tratamento com a rotina, dietas e fitoterápicos de acordo com a sua necessidade.

COMO FUNCIONA:
O primeiro atendimento/anamnese online consiste em uma avaliação com bases no Āyurveda (Pariksha) com duração de 1h30m a 2h. Nele, por meio da escuta ativa, fala, visão e muito mais, iremos percorrer seu histórico de vida, ajustar as expectativas com as possibilidades e traçarmos uma proposta de roteiro de tratamento.

De lá você já sai com orientações prévias para dar início a sua nova jornada. Como todo o tratamento é individualizado, dentro de alguns dias você receberá via e-mail ou por WhatsApp um programa completo (rotina diária, lunar/solar, sazonal, alimentar, orientações de rejuvenescimento de acordo com o estilo de vida, etc.).

Além disso, dois retornos estão incluídos. Sendo dois retornos que poderão ser, dois virtuais ou um virtual e um presencial (dependendo da retomada dos atendimentos presencias). Eles são fundamentais para reajustarmos a sua nova realidade ou ainda adequar para que fique mais funcional.

É importante que você saiba que, durante todo o tratamento, o profissional escolhido disponível para perguntas, dúvidas e auxílio por meio do Whatsapp, onde você poderá enviar mensagens de texto ou áudio sempre que sentir necessidade.

POR ONDE É REALIZADO O ATENDIMENTO:
Para os atendimentos utilizamos o Zoom ou Google Meet.

- Não é necessário, mas recomendamos que antes do atendimento, se possível, efetue um cadastro gratuito para facilitar.
- Também recomendamos que baixe o APP do Zoom ou Google Meet em seu computador, smartphone ou tablet e já teste para verificar que seu microfone e seu autofalante esteja funcionando corretamente.

Após isso, é só clicar no link que lhe enviaremos no dia do atendimento e ele já irá te direcionar diretamente para a videoconferência.

RECOMENDAÇÕES:
- Reserve esse momento para estar totalmente dedicado ao atendimento;
- Fique em um lugar tranquilo e com boa conexão à internet;
- Utilize também um fone de ouvido, caso o tenha;
- Tenha uma caneta e papel a mão para possíveis anotações;
- No dia da consulta pela manhã, em jejum, tire 02 fotos da sua língua. Uma foto da sua língua de modo que pegue até o fundo da língua, e a outra com a língua bem para fora, mas mais ampla, de modo que pegue o seu rosto.

Lembrando que a consulta será totalmente online!

Antes da consulta iremos lhe enviar uma ficha de anamnese e os dados para deposito, orientamos que devolva a ficha preenchida junto com o comprovante de pagamento antes da consulta, e então confirmaremos o atendimento informando o link para acesso no dia e hora agendada.

PROFISSIONAIS:
Temos quatro profissionais que realizam a consulta/avaliação Āyurveda:

Prof.ª Sabrina Alves, Prof. Bruno Carmo (Badri), Prof. Gilberto Bassetto (Kamala) e  Prof. Erick G. Schulz. (O Prof. Erick G. Schulz no momento está com agenda FECHADA nesse momento)

___________________________________________________________________________________________________________
 

FORMAS DE ATENDIMENTO:
Iremos colocar abaixo um pequeno resumo de cada Profissional de Ayurveda e como é feito o seu atendimento online: 
 
ATENDIMENTO DRA. SABRINA ALVES:
 

- Sabrina Alves: Dra. na área de Ciência da Religião pela PUC/SP com enfoque em gênero, religião e decolonização. Com a pesquisa mais recente em Gênero, Sexualidade e decolonialidade nos Textos Clássicos do Ayurveda em observância da sua prática atual na diáspora Índia-Brasil. Formada em Ayurveda pela Escola Latino-Americana de Ayurveda e Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala, desde 2006; Participou de Cursos Avançados e de Especialização na Índia no AVP – The Arya Vaidya Pharmacy; Desenvolve há mais de 15 anos trabalho com sexualidade e pesquisas na área e gênero no Ayurveda. Desde 2008 desenvolveu com a Dra Brenda Kalil (in memoriam) uma abordagem e trabalho específico de Ayurveda para mulheres com atendimentos, workshops e vivências com a proposta de promover a autogestão ginecológica; Realiza um estudo profundo sobre Ahara (alimentação) com base nos princípios do Ayurveda e a alimentação natural com enfoque nas tradições alimentares locais do Brasil, usando como base o Guia Alimentar Brasileiro. Coordenou em 2010 o Curso Avançado de Ayurveda para Mulheres com a presença do Dr. Robert Svoboda e Dra. Claudia Welch, com os quais mantém constante contato de aprendizado e parceria; coordena os cursos de Pós-gradução em Ayurveda no Instituto Naradeva Shala, o Curso Semipresencial de Formação em Ayurveda, onde também faz parte do corpo docente. Atualmente desenvolve atendimentos com enfoque em um Ayurveda revisitado, feminista, decolonial e de Bem Viver para mulheres cisgênero e transgênero, homens transgêneros, pessoas binárias e agenêres.

A proposta é construir à atenção ao Bem-Viver para as pessoas a partir da compreensão da sua integralidade com a natureza. Como? Usando o Āyurveda como proposta de transgressão das relações de quem detém o conhecimento para estabelecer pontes com quem o busca.

Entendendo a pessoa com faculdades de compreensão de seus processos – corpo, mente e existência - para torná-la capaz de autogestão, pretende-se muni-la de ferramentas que a torne capaz de decidir sobre o que é melhor para si, para sua autonomia e seu autocuidado, enquanto pessoa comunitária. 

Tenho como proposta encontrar as melhores revisões para os textos do Āyurveda no que se refere a sua aplicação para o nosso tempo e circunstância.

Respeitando a orientação sexual, identidade de gênero, as regras pessoais para com o próprio corpo e formas de se relacionar. 

Associado ao Bem-viver, que é o processo da matriz comunitária de povos que vivem em harmonia com a natureza, o que difere da indústria do bem-estar, fruto do capitalismo, a proposta é, junto com quem busca, encontrar o melhor projeto terapêutico possível para que possa se sentir bem consigo mesmo e retomar o senso de “pessoa coletiva”. 

Para isso, nos guiaremos por parâmetros-pilares do Āyurveda (rotinas diárias, sazonais, inspirações alimentares e fitoterapêuticas regionais, práticas de autocuidado ayurvédico etc), estabelecendo rotinas possíveis com cada necessidade e individualidade de acordo com as mudanças das fases de vida, lunar/solar e sazonal/planetária, mirando estar longe de práticas hegemônicas e ditatoriais sobre padrões do corpo e sobre estados de felicidade/tristeza.

ATENDIMENTO PROF. BRUNO CARMO:

- Bruno Carmo (Bhadrinath Das): Pós-Graduado em Ayurveda pelo Instituto Naradeva Shala desde 2016, hoje trabalha em nosso Instituto lecionando nos Cursos de Formação (Livre e Pós-Graduação) em Ayurveda. Terapeuta em Ayurveda, professor, palestrante, estudante de Jyotisha e tradutor.

Graduado em Ciências Biológicas pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências (USP), pós-graduado em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense). Participou dos cursos de Aprofundamento em Ayurveda no AVP (Arya Vaidya Pharmacy), em Coimbatore, Índia, em 2017, 2018 e 2019, que cobriram os temas Bhaishajya Kalpana (“Preparação de compostos terapêuticos no Ayurveda”), Aharapaka (“Estudo da Alimentação de acordo com o Ayurveda”) e Stri Roga (“Saúde da Mulher”). 

Na consulta, faremos um levantamento das suas principais questões de saúde, física ou mental, tentando mapear hábitos nocivos ou limitações do estilo de vida, de modo a planejar uma rotina personalizada e adequada para o bom desenvolvimento do tratamento.

Além disso, elaboraremos possibilidades do uso de fitoterápicos, se necessário, e também discutiremos os hábitos alimentares, de modo a harmonizá-los com as suas reais necessidades.

Conversaremos ainda sobre a mente e sobre tipos de intervenções que podemos inserir no dia-a-dia, para auxiliar o processo de busca de um estado mental pleno e consciente, passando por práticas de respiração, meditação, elementos de espiritualidade e até mesmo atividade física. 

Os registros da consulta consistirão em arquivos de recomendações que eu lhe enviarei (as recomendações específicas escritas valem, obviamente, apenas durante o tempo de tratamento) por Whatsapp ou e-mail, além de suas próprias anotações, que serão muito importantes para você interiorizar, entender e seguir o tratamento. 

No primeiro retorno, mapearemos suas principais dúvidas e dificuldades de aplicação das recomendações, e nesse momento poderemos retraçar nossa rota de tratamento ou reforçar a necessidade de um ou outro elemento da rotina. No segundo retorno, também poderemos conversar sobre dúvidas referentes ao tratamento, continuidade ou não de atividades, fitoterápicos ou terapias, e ainda sobre as propostas do Ayurveda para adequação de nossos estilos de vida nas diferentes estações.

Como eu sou estudante de Jyotisha (Astrologia Védica) há cerca de 4 anos, costumo pedir a data, horário e cidade de nascimento para verificar o mapa astral, que pode me auxiliar na compreensão dos problemas que a pessoa vivencia, e também na proposição de terapias sutis específicas que se façam necessárias em cada caso, uma vez que as “Ciências” Védicas estão todas relacionadas, e seus conhecimentos são mutuamente complementares. Tal análise, obviamente, depende da necessidade de cada caso, e não é uma obrigatoriedade da consulta de Ayurveda.

ATENDIMENTO PROF. GILBERTO BASSETTO JR.:

- Gilberto Bassetto Jr.: Cursando Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP - 2017). Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2005) com especialização em Ayurveda pelo Instituto Naradeva Shala de São Paulo (2015) e em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP - 2009). Professor de Preparações Terapêuticas do Ayurveda no Curso de Formação e Pós-Graduação do Instituto Naradeva Shala. Terapeuta Ayurveda, Eco-Chef, palestrante, conferencista e organizador de Workshops, Cursos e Eventos de Culinária Terapêutica, incluindo vertentes do Ayurveda, Sucoterapia e Alimentação Viva. Docente de Ensino Médio e Técnicos de Química, Meio Ambiente e Nutrição no Centro Paula Souza, tendo desenvolvido vários projetos interdisciplinares sobre reeducação alimentar, saúde e química dos alimentos.

O Ayurveda é uma ciência milenar desenvolvida na Índia e busca analisar e compreender os estados de saúde e doença de um indivíduo a partir de sua história de vida, sua performance alimentar, seus hábitos de rotina diária, o perfil de convivência social e familiar entre outros aspectos juntamente com condicionantes ambientais como clima, território e estações do ano.

O Ayurveda preocupa-se, pois, com a promoção da saúde integral do indivíduo, considerando todos os elementos internos e externos que favorecem o desenvolvimento de desequilíbrios físicos, mentais e emocionais.

Assim, na perspectiva do Ayurveda, a partir de uma avaliação individual detalhada, é possível traçar estratégias de tratamento que considerem ações aplicáveis com relação à rotina diária, alimentação, sono e descanso, prática de exercícios físicos, trabalho e lazer.

Para tanto, também podem ser aplicadas técnicas corporais específicas (abhyanga, shirodhara, marmaterapia, basti, etc.) e fitoterapia, visando eliminar ou reduzir os desequilíbrios apresentados pela(o) paciente.

A terapia ayurvédica aqui proposta consiste em um processo de avaliação, diagnóstico, elaboração e aplicação de estratégias de tratamento, bem como o monitoramento das medidas aplicadas. Para tanto, tais estratégias são elaboradas sempre contextualizando as condições de saúde/doença da(o) paciente, seu histórico de vida, assim como a oferta e acesso aos recursos necessários para o tratamento, sua aplicabilidade e capacidade de adesão. Dessa forma, as ações pretendidas na terapia ayurvédica são acordadas entre o terapeuta e a(o) paciente, que passam a estabelecer um canal de comunicação e de suporte ao longo do tratamento.

Para tanto, é necessária a realização de uma anamnese em que a(o) paciente apresente suas demandas e sejam avaliados também os sinais e sintomas relacionados aos desequilíbrios referidos. Pela análise dos dados obtidos na anamnese, o terapeuta elabora um programa de tratamento ayurvédico, apresenta ao paciente e acorda com ele cada uma das ações pretendidas.

Conforme o paciente inicia o tratamento, o terapeuta acompanha sua adesão e evolução, através do canal de comunicação estabelecido e nas consultas de retorno.

___________________________________________________________________________________________________________


INVESTIMENTO DO ATENDIMENTO:
O valor do atendimento com a Profª Sabrina Alves e com o prof. Erick G. Schulz é de R$ 500,00 (quinhentos reais - temporada de setembro, podendo ter reajuste para a próxima temporada), com os professores Bruno Carmo e Gilberto Bassetto Jr. é de R$ 300,00 (trezentos reais), que deve ser pago à vista via deposito ou transferência bancária identificada.

OBS: o pagamento deve ser feito de forma antecipada, não é aceito pagamento na hora ou depois da consulta.

MARCAÇÃO DE SUA CONSULTA:
A marcação de sua Consulta é feita em 3 etapas:

- Agendamento inicial (entre em contato conosco para confirmar as disponibilidades);
- Envio da ficha de anamnese e comprovante de pagamento;
- Marcação da Consulta e Confirmação Final.

Você receberá o link da sala on-line onde ocorrerá o atendimento/anmese junto com mais uma orientação que é tirar fotos de ângulos específicos da língua no dia do atendimento.

OBS: Sua consulta somente será confirmada após o termino das 03 etapas, via e-mail ou WhatsApp.

IMPORTANTE:
O Instituto Naradeva Shala está fechado fisicamente por tempo indeterminado, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da OMS.
Para dúvidas rápidas, você pode entrar em conosco pelo WhatsApp.
WhatsApp do Instituto Naradeva Shala: (11) 94748.9690 ou clique no Link a seguir:


___________________________________________________________________________________________________________

Instituto Naradeva Shala
Rua Coriolano, 169/171 – Bairro Pompéia – São Paulo/SP
(próximo ao SESC Pompeia e ao Shopping Bourbon)
Tel: (11) 3862.7321 - Celular/WhatsApp: (11) 94748.9690 
Mais informações, em nosso site: www.naradeva.com.br

nutrição, atendimento, ayurveda, alimentação, consulta, online


Voltar

Contato

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: (11) 3862.7321 ou (11) 94748.9690 (whats) Email: atendimento@naradeva.com.br